As plantas mais incríveis e inusitadas do mundo

1 - A planta mais resistente do mundo

Ela pode não ser nem de perto a planta mais bonita do mundo, mas a Welwitschia mirabilis é certamente a mais resistente. Comum na Namíbia, essa planta ao invés de ganhar altura deixa seu caule engrossar. Com vida útil de 400 a 1,5 mil anos, ela pode sobreviver até incríveis cinco anos sem chuva.
Créditos: Matejh photography / Thinkstock

2 - A Vênus carnívora 

A Dionaea muscipula é conhecida como a “Vênus carnívora”. Ela é a mais famosa entre as plantas carnívoras e você provavelmente já a viu em algum desenho animado por aí. Ela come pequenos insetos, desde formigas até aracnídeos e sua armadilha é bastante veloz, fechando em menos de um segundo.

Créditos: Nutoeizuza / Thinkstock

3 - A flor mais larga do mundo

A Rafflesia arnoldii é a flor mais larga do mundo, além de ser uma das mais exóticas e raras. Ela pode ter um metro de diâmetro e pesar de 6 a 11 Kg.
Apesar de parecer linda, você não vai querê-la em seu jardim. Ela exala um odor fétido semelhante ao de carne podre. Por isso, recebe o apelido de “planta cadáver” na Indonésia, seu país de origem.
Créditos: catshiles / Thinkstock

4 - A planta da vergonha

A mimosa pudica é conhecida como a “planta da vergonha”, porque ela parece tímida. Quando suas folhas são tocadas, elas se dobram para dentro, e voltam a abrir-se alguns minutos depois.
A espécie é nativa do Brasil e pode ser encontrada em toda a América do Sul e Central.
Créditos: dolnikow / Thinkstock

5 - A planta da ressurreição

A Elaginella lepidophylla é uma das plantas mais fantásticas do mundo. Ela habita no deserto da Chihuahua e pode ficar centenas de anos esperando por uma boa chuva. Assim que é exposta à umidade, ela “renasce” e se desenrola. As gotas que caem da chuva espalham suas sementes para a reprodução.
Créditos: Nicole-Koehler

6 – A maior carnívora do mundo

Fique tranquilo, a maior planta carnívora do mundo não é capaz de meter medo em nenhum humano. A Nephentes rajah chega a meio metro de altura e devora moscas com bastante apetite. Essas plantas vivem nas úmidas florestas da ilha de Bornéu, na Ásia.
Créditos: hakuna_jina / Thinkstock

7 – A maior árvore do mundo

As sequoia-gigantes são as maiores árvore do planeta. Uma delas, conhecida pelo apelido de General Sherman, está registrada no livro dos recordes como a de maior volume. Ela foi encontrada na Califórnia, nos Estados Unidos, medindo 82,6 metros de altura, 1.814 toneladas e 25,9 metros de diâmetro. Sua idade estimada é de 2.100 anos.
Para se ter ideia do seu volume absurdo, com sua madeira, seria possível produzir cerca de 5 bilhões de fósforos.
Créditos: demerzel21 / Thinkstock

8 – A árvore que parece que saiu de um filme

Em português, esta árvore é conhecida como “dragoeiro”, mas seu nome em inglês é bem mais divertido: Dragon's Blood Tree (Árvore de Sangue de Dragão).
Assim como o nome, sua aparência também parece ter saído de um filme de ficção na era medieval. Seu nome se deve à cor da sua seiva, que depois de oxidada por exposição ao ar, forma uma substância de cor avermelhada, comercializada na Europa com o nome de sangue-de-dragão.
Créditos: javarman3 / Thinkstock

9 - A planta que cresce mais rápido

Se você quer plantar algo que cresce bem rápido, tente essa espécie de bambu chamada Phyllostachys edulis. Ela pode crescer até 1,12 metros em um único dia.
O segredo do crescimento do bambu é que ele não cresce apenas nas pontas, como a maioria dos vegetais. O bambu estica entre um gomo e outro, acelerando seu processo de crescimento.
Créditos: Auscape / Getty Images

10 - A árvore mais gorda

O Cipreste-mexicano conhecido como Árvore de Santa Maria Del Tule, localizada em Oaxaca, no México, é a planta mais gordinha do planeta. Seu tronco tem 58 metros de circunferência e 14 metros de diâmetro. Com altura de 42 m, o seu volume fica em torno de 817m3 e o peso em 636 toneladas.
Créditos: Eye Ubiquitous / Getty Images
Enviar Google Plus

About Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: